A Prefeitura Municipal de Feira de
Santana (PMFS) vai apurar, por meio de sindicâncias, possíveis irregularidades
apontadas por órgãos de controle externo, a exemplo do Tribunal de Contas do
Município (TCM), envolvendo 12 servidores lotados na Secretaria de
Desenvolvimento Social (Sedeso).
A primeira, publicada, na última
quinta-feira (27), no Diário Oficial (Portaria nº 006/2021), criou a comissão
para apurar irregularidades no órgão municipal junto ao Cadastro Único (CadÚnico)
para programas sociais do governo federal. Formam parte do comitê Carlito
Moreira de Menezes (presidente), Iguaracy Caribe Simões Santana e Eliane Brito
de Azevedo.
O secretário Municipal do Trabalho,
Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, disse que
outra portaria será publicada para abertura de processo administrativo
disciplinar. Conforme o gestor, a nova sindicância vai apurar fatos específicos
relacionados a supostos recebimentos indevidos do benefício do Auxílio
Emergencial e também ao acúmulo de vínculo formal de trabalho de servidores no
setor público. "A determinação do prefeito Colbert Filho, desde o início, é que
tudo seja devidamente apurado, no rigor da lei, a fim de preservar os
princípios da moralidade na administração pública", ressaltou.
Os servidores públicos apontados, conforme orientação da Procuradoria Geral do Município (PGM), deverão responder individualmente, para que seja assegurado, de forma integral, o direito ao contraditório e à ampla defesa, bem como o pleno acompanhamento dos atos processuais. O prazo da comissão de sindicância é de 30 dias para encaminhar relatório conclusivo ao secretário da pasta.