A Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária
(Sehab) está implantando um projeto itinerante, com a finalidade de promover
o diálogo e aproximar os moradores de 45 residenciais de Feira de Santana.
Segundo a pasta, as equipes do órgão vão se dirigir aos condomínios
em um ônibus, com acesso à internet e demais equipamentos de informática. Moradores
poderão solicitar diversos serviços de manutenção, a exemplo de limpeza e troca
de lâmpadas, e atualizar o cadastro social, se necessário.
O projeto "Habitação vai ao Minha Casa, Minha Vida" proporcionará,
conforme Cintia Machado, secretária de Habitação e Regularização Fundiária, "qualidade
de vida aos moradores dos residenciais, gerando comodidade, especialmente, para
aqueles que possuem dificuldades de locomoção, como idosos ou deficientes, que
não podem se dirigir à sede da secretaria, para atualizar cadastros ou realizar
demais serviços".
A gestora informou que as solicitações serão atendidas pelos
órgãos públicos da Prefeitura Municipal, correspondendo a cada pasta
competente. Ainda segundo a secretária, a previsão é de que os
atendimentos itinerantes comecem a partir do próximo dia 24.
DEVOLUÇÃO DE IMÓVEIS - De acordo com Cintia Machado, em 2020, cerca de 700 imóveis
destes residenciais foram identificados como abandonados. Ela disse que muitos
sequer chegaram a ser habitados e que a situação foi passada para a Caixa
Econômica Federal (CEF). Segundo a gestora da Sehab, a instituição "ofereceu o
acesso dos proprietários através do aplicativo Caixa Habitação, que serve para
devolução dos imóveis ou consultar a situação financeira".
Durante as visitas, orientações acerca do aplicativo também
serão prestadas, segundo a secretária. No entanto, ela ressalta que, por envolver
assuntos financeiros, portanto sigilosos, o acesso à ferramenta será exclusivo de
cada proprietário.