Feira de Santana vai se tornar uma cidade mais acessível, com a construção de ciclovias em seis de suas principais avenidas. Nas últimas 48 horas, o prefeito Colbert Martins Filho anunciou licitações para a instalação dos equipamentos.
Na zona Norte da cidade, onde a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está situada, a ideia é vincular quatro ciclovias, formando um grande complexo de mobilidade urbana. Assim, as avenidas Josias Ribeiro, Universitária, Rubens Francisco e Francisco Fagundes Filho, todas interligadas na região do Papagaio, terão quase cinco quilômetros de pistas exclusivas para bicicletas. Uma parte já está em construção e outra sendo requalificada.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS), a extensão da Avenida Fraga Maia, recentemente entregue para o tráfego, já tem 800 metros de ciclovia. Agora, a parte mais antiga da via, com cerca de dois quilômetros, também será contemplada.
A licitação para a construção de uma ciclovia na Avenida Noide Cerqueira também já está autorizada e praticamente pronta. Ela terá um total de sete quilômetros e meio, quatro deles construídos logo na primeira fase.
AVENIDAS/CICLOVIAS
Av. Josias Ribeiro (Papagaio) – 600 metros
Av. Universitária – 700 metros
Av. Rubens Francisco – 2 mil metros (2 km)
Av. Francisco Fagundes Filho – mil metros (1 km)
Av. Ayrton Senna – 500 metros
Av. Noide Cerqueira – 7.500 metros (7,5 km)
Av. Fraga Maia – 800 metros (trecho novo)