Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, quarta, 17 de junho de 2026

Saúde

Centro de Zoonoses inaugura laboratório de Entomologia

05 de Agosto de 2016 | 19h 33
Centro de Zoonoses inaugura laboratório de Entomologia
Com uma estrutura física moderna e equipada com ferramentas como microscópios óptico e estereoscópico, além de outros materiais específicos, o Laboratório de Entomologia foi inaugurado na segunda-feira, 1, no Centro Municipal de Controle de Zoonoses. Na unidade serão realizadas pesquisas envolvendo vetores de interesse em saúde pública. 
 
“Esperamos que com a realização da pesquisa entomológica, o município consiga planejar e estruturar as ações de campo de modo a minimizar os riscos da presença desses vetores, assim como usar o inseticida de forma responsável”, afirma a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Francisca Lucia de Oliveira.
 
Inicialmente serão realizadas pesquisas com identificação dos seguintes vetores: flebotomíneo Lutzomia longipalpis, que é o responsável pela transmissão do Calazar; do Aedes aegypti, transmissor da dengue/zika e chikungunya; as espécies prevalentes de triatomíneos (barbeiro), transmissor de Chagas; as espécies de escorpiões prevalentes no município e outros culicídeos de interesse em saúde pública.
 
“Todas as espécies capturadas serão encaminhadas para o Laboratório para serem examinadas e classificadas. Outras atividades incluem o apoio às pesquisas das IES em nível de graduação e pós-graduação e atuação como campo de prática. São projetos futuros que pretendemos amadurecer através de parcerias”, diz a referência técnica e coordenadora do Laboratório, Thais Peixoto.
 
O evento contou com a participação da secretária Municipal de Saúde, Denise Mascarenhas e a diretora de Gestão da Rede Própria, Tânia Moreira. O Laboratório já iniciou suas atividades.


Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje