Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, ter�a, 16 de junho de 2026

Saúde

Pediatra do HEC alerta sobre cuidados com as crianças durante a Micareta

25 de Abril de 2016 | 08h 47
Pediatra do HEC alerta sobre cuidados com as crianças durante a Micareta

Nesta semana, entre a quinta-feira (28/4) e o domingo (1/5), acontece mais uma edição da Micareta, tradicional festa feirense que ocorre todos os anos e conta com a participação de pessoas de todas as idades. O público infantil que participa da folia necessita de cuidados especiais para aproveitar a festa com segurança, conforme adverte a pediatra do Hospital Estadual da Criança (HEC) / Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), Milena Pessoa.

"O uso de filtro solar para proteger as crianças da exposição ao sol e a ingestão constante de água para manter a hidratação, bem como vestir roupas e fantasias leves e confortáveis, são algumas ações que os pais e responsáveis podem adotar para que seus filhos curtam a folia tranquilamente”, explica a pediatra.

Dra. Milena Pessoa acrescenta: “Os pais e responsáveis também precisam ter cuidado com a aglomeração de pessoas durante a festa, pois isso aumenta a chance de disseminação de doenças como a gripe. Inclusive, vale salientar, crianças com idade entre seis meses e cinco anos fazem parte do grupo prioritário de vacinação contra o vírus Influenza. Então, é importante que sejam vacinadas”.

Conforme a pediatra, outro cuidado está relacionado às quedas. “Muitos assistem ao desfile de blocos e trios elétricos em lugares elevados, como sacadas e varandas de apartamentos, camarotes, arquibancadas, etc., e há sempre o risco. Por isso, vale ressaltar que a criança precisa de uma vigilância suficiente para evitar acidentes. Telas de proteção em janelas e restrição de acesso a lugares inadequados são atitudes eficazes", destaca.

Ainda de acordo com Dra. Milena Pessoa, é preciso que os pais e responsáveis tenham cuidado com peças e acessórios pequenos, usados para enfeitar os foliões mirins, a exemplo de lantejoulas. A pediatra também alerta quanto ao uso de máscaras, cintos e cordões. “Estes precisam ser evitados para que não haja risco de estrangulamento; aquelas precisam ser confeccionadas com materiais que não causem alergias e, no caso de pintura facial, que sejam usadas tintas infantis, mais adequadas”, finaliza.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje