Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, ter�a, 16 de junho de 2026

Saúde

HEC promove captação de rins e córneas

03 de Março de 2016 | 10h 45
HEC promove captação de rins e córneas
Doação de órgãos foi autorizada pela família do doador

Foi realizada na última segunda (29), no Hospital Estadual da Criança, o HEC, a captação de rins e córneas de um doador morto. A doação foi autorizada pela família. O jovem, de 14 anos, teve morte vitimada por ferimento de bala. 

A captação foi comunicada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HEC para a Organização à Procura de Órgãos (OPO) de Feira de Santana, situada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Esta organização tem um papel de apoiar as equipes das CIHDOTTs no trâmite da doação de órgãos e tecidos.

"Para que aconteça uma doação é necessário à autorização familiar com a presença de duas testemunhas, após avaliação do quadro clínico do paciente pela equipe assistente da unidade hospitalar, onde esta vai identificar que o paciente está com morte encefálica (SME) e nos avisar para que possamos realizar o trâmite da captação de órgãos e tecidos", explica Ana Andrea Pinho, membro da OPO/Feira.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje