Os casos de homicídio na Bahia caíram cerca de 10,5% nos últimos meses, segundo levantamento divulgado pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (3). O estudo, baseado em dados do governo estadual, também aponta que operações policiais bloquearam aproximadamente R$ 6,5 bilhões em recursos que abasteciam o crime organizado, resultado de ações como a Operação Primus e seus desdobramentos.
De acordo com os números apresentados, o estado registrou ainda um aumento de 28% nas prisões e crescimento de 19,7% nas apreensões de armas de fogo. No total, foram realizadas cerca de 300 operações com baixa letalidade, refletindo uma estratégia focada em inteligência e repressão financeira. Os dados também mostram que os roubos a bancos foram zerados, enquanto os assaltos a ônibus e a cargas caíram mais de 40%.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou que os resultados são fruto do trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar, especialmente em ações de monitoramento e investigação que buscam desarticular as bases financeiras das facções criminosas.
Em Camaçari, o 12º Batalhão da Polícia Militar registrou em outubro uma nova redução nos crimes violentos, mantendo a tendência de queda iniciada em setembro, quando houve diminuição de quase 60% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Apesar dos avanços, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra que a Bahia ainda figura entre os estados mais violentos do país, concentrando cinco das dez cidades com maiores índices de violência no Brasil.