Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, segunda, 27 de outubro de 2025

Política

Lula diz que Trump garantiu acordo comercial entre Brasil e EUA após reunião na Malásia

27 de Outubro de 2025 | 10h 49
Lula diz que Trump garantiu acordo comercial entre Brasil e EUA após reunião na Malásia
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (27) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou durante reunião entre os dois líderes que os dois países chegarão a um acordo comercial. A declaração foi feita após o encontro ocorrido na Malásia, na véspera da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). As informações são do portal InfoMoney.

Desde agosto, os Estados Unidos mantêm uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, medida que faz parte da política tarifária adotada por Trump. Segundo Lula, as conversas transcorreram de forma positiva e há expectativa de que um acordo seja firmado “mais rápido do que se imagina”.

Já o presidente americano adotou um tom mais cauteloso. Antes de deixar a Malásia, Trump afirmou que teve uma “boa reunião” com Lula, a quem descreveu como “um cara bastante enérgico”, mas ressaltou que ainda não há garantias sobre os próximos passos.
“Não sei se algo vai acontecer, mas veremos”, declarou o republicano a repórteres a bordo do Air Force One, avião oficial da presidência dos EUA.

Além das tarifas sobre produtos brasileiros, Washington também impôs sanções a autoridades do país. O governo americano justificou as medidas citando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), classificado por Trump como uma “caça às bruxas”.

Lula criticou as ações dos Estados Unidos, classificando-as como “incorretas”, mas destacou que está disposto a manter o diálogo com o governo americano em diferentes frentes, incluindo temas internacionais como a crise na Venezuela.

  



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje