De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 4 milhões de beneficiários terão de fazer prova de vida. Do contrário, terão seus benefícios bloqueados.
O órgão informou que todos já foram notificados, por meio do
aplicativo Meu INSS ou por meio do
extrato bancário da instituição financeira na qual é realizado o pagamento.
A mensagem foi entregue somente
para os beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita, automaticamente,
pelo sistema.
Os beneficiários terão um prazo de 30 dias para realizar a
prova de vida, contados a partir da data do aviso. O INSS divulgou um passo a
passo, a fim de ajudar os beneficiários a regularizarem a situação:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login e siga as instruções para o
reconhecimento facial, se for pedido;
- Em alguns bancos, é possível
realizar a Prova de Vida online,
diretamente pelo aplicativo ou site do banco;
- Se preferir, o beneficiário também pode comparecer
presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um
documento oficial com foto.
Quem precisa – Mesmo com o novo sistema automático,
em alguns casos, o INSS não consegue confirmar a Prova de Vida. Quando isso
acontece, o próprio beneficiário deve realizar o procedimento, que pode ser
feito pelo Meu INSS, aplicativo ou site do banco, ou indo à agência bancária
pessoalmente, se preferir.
IMPORTÂNCIA – A Prova de Vida é a confirmação de que o beneficiário
está vivo e tem direito de continuar recebendo o benefício previdenciário.
O procedimento é imprescindível para prevenir fraudes e garantir
que os pagamentos sejam feitos de forma correta, protegendo o sistema e o
dinheiro de quem contribuiu a vida inteira para o país.
Alerta contra golpistas – Aposentados e pensionistas devem ficar atentos, evitando cair em
armadilhas criadas por golpistas. Muitos tentam enganar os beneficiários
com ligações e mensagens falsas, ameaçando corte do benefício, solicitando
dados pessoais ou até marcando falsos agendamentos.
O INSS informa que não realiza
contatos diretos, pedindo a realização da Prova de Vida, nem envia mensagens
por WhatsApp, SMS ou aplicativos,
ameaçando o bloqueio do benefício.
O órgão salienta, ainda, que também não envia servidores às
residências dos beneficiários para recolher documentos ou para fazer o
procedimento de comprovação de vida.
Se o beneficiário tiver alguma dúvida, pode entrar em contato
com o INSS através dos seguintes canais oficiais:
- Site: gov.br/inss;
- Aplicativo Meu INSS;
- Central 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h).
*Com informações da Agência
Brasil.