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Economia

Quatro milhões de pessoas precisarão fazer a prova de vida no INSS

24 de Outubro de 2025 | 17h 01
Quatro milhões de pessoas precisarão fazer a prova de vida no INSS
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 4 milhões de beneficiários terão de fazer prova de vida. Do contrário, terão seus benefícios bloqueados.

O órgão informou que todos já foram notificados, por meio do aplicativo Meu INSS ou por meio do extrato bancário da instituição financeira na qual é realizado o pagamento.

A mensagem foi entregue somente para os beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita, automaticamente, pelo sistema.

Os beneficiários terão um prazo de 30 dias para realizar a prova de vida, contados a partir da data do aviso. O INSS divulgou um passo a passo, a fim de ajudar os beneficiários a regularizarem a situação:

 

- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login e siga as instruções para o reconhecimento facial, se for pedido;

- Em alguns bancos, é possível realizar a Prova de Vida online, diretamente pelo aplicativo ou site do banco;

- Se preferir, o beneficiário também pode comparecer presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com foto.

 

Quem precisa – Mesmo com o novo sistema automático, em alguns casos, o INSS não consegue confirmar a Prova de Vida. Quando isso acontece, o próprio beneficiário deve realizar o procedimento, que pode ser feito pelo Meu INSS, aplicativo ou site do banco, ou indo à agência bancária pessoalmente, se preferir.

IMPORTÂNCIA – A Prova de Vida é a confirmação de que o beneficiário está vivo e tem direito de continuar recebendo o benefício previdenciário.

O procedimento é imprescindível para prevenir fraudes e garantir que os pagamentos sejam feitos de forma correta, protegendo o sistema e o dinheiro de quem contribuiu a vida inteira para o país.

Alerta contra golpistas – Aposentados e pensionistas devem ficar atentos, evitando cair em armadilhas criadas por golpistas. Muitos tentam enganar os beneficiários com ligações e mensagens falsas, ameaçando corte do benefício, solicitando dados pessoais ou até marcando falsos agendamentos.

O INSS informa que não realiza contatos diretos, pedindo a realização da Prova de Vida, nem envia mensagens por WhatsApp, SMS ou aplicativos, ameaçando o bloqueio do benefício.

O órgão salienta, ainda, que também não envia servidores às residências dos beneficiários para recolher documentos ou para fazer o procedimento de comprovação de vida.

Se o beneficiário tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com o INSS através dos seguintes canais oficiais:

 

- Site: gov.br/inss;

- Aplicativo Meu INSS;

- Central 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h).

 

 



 

*Com informações da Agência Brasil.



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