Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, quinta, 04 de junho de 2026

Saúde

Paciente com suspeita de ebola testa positivo para meningite; caso ocorreu em São Paulo

31 de Maio de 2026 | 13h 51

Testes para o vírus Ebola continuam em andamento

Paciente com suspeita de ebola testa positivo para meningite; caso ocorreu em São Paulo
Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

O paciente internado, em um hospital de São Paulo, com suspeita de Ebola testou positivo para meningite meningocócica, infecção grave das chamadas meninges, membranas que revestem e protegem o sistema nervoso central.

O diagnóstico foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), após a realização de um exame de sangue para averiguação do valor de Proteína C Reativa (PCR), que é produzida pelo fígado, em resposta a inflamações ou infecções.

De acordo com a nota divulgada, neste sábado (30), pelo órgão, a suspeita de contágio pelo vírus que causa o Ebola ainda não foi descartada, seguindo em investigação. O paciente será avaliado por meio de análises laboratoriais e genômicas.

A ocorrência envolve um homem de 37 anos, que viajou, recentemente, para a República Democrática do Congo, país africano que, atualmente, vivencia um grave surto de da doença.

Ao chegar ao Brasil, o paciente apresentou febre intensa, tendo sido internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na cidade de São Paulo. Desde então, ele se encontra em situação de isolamento.

Protocolo – A SES-SP determinou que casos suspeitos ocorridos no estado devem ser comunicados, imediatamente, à Vigilância Epidemiológica Municipal e ao Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE-SP).

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas é a unidade de referência estadual para atendimento de casos suspeitos ou confirmados. Já o Instituto Adolfo Lutz é responsável pela investigação laboratorial e pelo diagnóstico diferencial.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje