Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, domingo, 21 de junho de 2026

Geral

Secretaria de Serviços Públicos de FSA apresenta propostas de descarte de cascas a vendedores de coco

27 de Janeiro de 2025 | 12h 51
Secretaria de Serviços Públicos de FSA apresenta propostas de descarte de cascas a vendedores de coco
Fotos: Edvaldo Machado/PMFS

Propostas para evitar o descarte irregular de cascas de coco foram apresentadas aos representantes dos vendedores, em Feira de Santana. Presidida pelo titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), Justiniano França, a reunião aconteceu na última quinta-feira (23), na sede do órgão.

De acordo com o secretário, além do desgaste ambiental, o acúmulo desse tipo de resíduo em locais inadequados e sem o tratamento devido constitui um grave problema de saúde pública, podendo ocasionar transtornos para a população. “Apresentamos algumas propostas que atenderão as necessidades sobre o destino final”, disse França.

O gestor salientou, ainda, que o encontro foi de suma importância, pois mostrou aos vendedores os problemas que o descarte irregular provoca. É o caso, por exemplo, da proliferação de doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Isto porque, em períodos chuvosos, a água fica acumulada nas cascas, servindo como depósito de ovos e criadouros das larvas do inseto. O mosquito transmite, sobretudo, arboviroses como a dengue, a zika e a chikungunya, doenças que podem, inclusive, matar.

Além disso, os resíduos também atraem outros animais potencialmente perigosos para a saúde humana, como é o caso dos ratos.

Um dos pontos mais movimentados de vendas de coco verde no atacado e de descartes aleatórios fica na feirinha da Estação Nova, na Avenida João Durval Carneiro.

As cascas são levadas para um basculante e para um terreno próximo à feirinha, onde é feito o rejeite irregular.

Para os comerciantes que participaram da reunião, um local específico para o descarte vai possibilitar o reaproveitamento da casca e beneficiar o meio ambiente. “A secretaria está sempre nos apoiando e incentivando, nessa iniciativa”, afirmou um dos representantes.



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje