Nova Carteira de Identidade Nacional já está disponível em todas as unidades do SAC, na Bahia - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 03 de dezembro de 2024

Geral

Nova Carteira de Identidade Nacional já está disponível em todas as unidades do SAC, na Bahia

11 de Novembro de 2024 | 09h 10
Nova Carteira de Identidade Nacional já está disponível em todas as unidades do SAC, na Bahia
Foto: Divulgação

Todas as unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), na Bahia, passam a confeccionar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), a partir desta segunda-feira (11). O órgão confirmou a informação quatro meses após o início da operação no estado.

Além das unidades que já disponibilizavam a CIN, o serviço, agora, foi ampliado, para os Pontos SAC de Bom Jesus da Lapa, Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique-Xique.

Ao todo, a Bahia dispõe de 90 unidades, em seu território, incluindo as três carretas do SAC Móvel. O atendimento para confecção da CIN é realizado mediante agendamento prévio.

É possível solicitar o serviço através do aplicativo ou portal do órgão. Também via call center, por meio dos números telefônicos (71) 4020-5353 (ligação de celular) e 0800 071 5353 (ligação de fixo).

GRATUITA – A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita e tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação.

Para fazer o documento, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Se os originais destas estiverem plastificados, é necessário levar, também, uma cópia.

O novo documento de identificação permite a inclusão de outros números de documentos, a exemplo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Certificado Militar.

Podem ser adicionadas, ainda, condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA); deficiências (auditiva, visual, física e intelectual); tipo sanguíneo; fator RH; e a informação de que a pessoa é doadora de órgãos, se for o caso.

A pedido do próprio cidadão, também pode ser acrescido o nome social. Caso haja mudança de nome na Certidão de Nascimento, fica valendo, apenas, este novo registro.

A CIN possui uma versão digital, que estará disponível no portal GOV.BR três dias após a impressão da mesma. O documento também traz um QR Code, para fins de verificação de autenticidade e de dados.

Os cidadãos não são obrigados a solicitar a CIN imediatamente. O Registro Geral (RG) antigo permanecerá válido até o dia 28 de fevereiro de 2032.

Já a nova CIN terá validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje