Prefeitura de Feira e Conafer realizarão inseminação para melhoramento genético de rebanhos - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sábado, 05 de outubro de 2024

Geral

Prefeitura de Feira e Conafer realizarão inseminação para melhoramento genético de rebanhos

01 de Outubro de 2024 | 17h 40
Prefeitura de Feira e Conafer realizarão inseminação para melhoramento genético de rebanhos
Foto: Danielly Cerqueira/PMFS

A partir do próximo dia 8, a Prefeitura de Feira de Santana, em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer), dará início a um programa de inseminação em caprinos, bovinos e ovinos, nas áreas rurais do município. A iniciativa visa promover o melhoramento genético dos rebanhos, aumentando a produtividade e a renda de pequenos e médios produtores rurais da região.

Produtores locais veem a ação com entusiasmo. Anacleto Cabral, de 54 anos, trabalha no distrito de Humildes. Ele afirma que o programa permitirá o melhoramento de seu rebalho. "Esse programa é uma maravilha e veio para ficar. Hoje, posso dizer que aguardei tanto por este momento, porque só tem a nos beneficiar. Além de melhorar o meu rebanho, para definir uma raça, vou melhorar a produção de leite e corte de carne", avaliou.

Pedro Cerqueira, de 67 anos, atua como pecuarista no distrito de Tiquaruçu. Ele destacou a importância do programa para o fortalecimento do rebanho, especialmente em tempos de seca. "Chegou em boa hora esse programa, para melhorar nosso rebanho e deixá-lo mais forte e preparado, principalmente, para a seca. Eu tiro o sustento de minha família através do plantio e desse rebanho, tirando leite ou até a própria carne", declarou.

Antônio de Jesus, de 57 anos, é vaqueiro no distrito de Tiquaruçu. Ele também só vê benefícios na iniciativa. "Estou confiante que, para nós, as coisas vão melhorar, tanto na produção quanto na raça. Nós, que somos pequenos produtores e com poucas condições de realizar este procedimento, temos que agradecer", concluiu.

Requisitos para participação – Para participar do programa, os produtores devem atender a alguns requisitos. O rebanho precisa estar vacinado contra febre aftosa e brucelose.

Os animais também precisam estar vermifugados e em atividade pecuária. A propriedade, por sua vez, deve ter um curral em condições de uso, além de pasto suficiente para suprir as necessidades nutricionais do rebanho, sobretudo durante períodos de estiagem.

Como se cadastrar – O cadastramento para o programa pode ser feito na Secretaria Municipal de Agricultura de Feira de Santana (Seagri), localizada na Rua Estados Unidos, 145, bairro Kalilândia.

Para mais informações, os interessados podem ligar para o número telefônico (75) 3617-0731 ou enviar mensagem pelo WhatsApp (75) 99919-6153.



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje