A Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) deu início,
nesta segunda-feira (3), aos serviços de revitalização da lagoa Antônio Dias, localizada
no bairro Limoeiro.
Inicialmente, o manancial passará por limpeza ampla, que
implica, também, na coleta do lixo depositado ao seu redor. Além disso, um
detalhado levantamento de informações será realizado.
A iniciativa do Governo Municipal conta com a parceria da empresa
japonesa Yokohama, especializada em fabricação de pneus.
O projeto integra a programação do Dia Mundial do Meio
Ambiente, comemorado em dia 5 de junho, com o objetivo de recuperar e preservar
a lagoa, beneficiando a comunidade local.
Após essa etapa inicial, diz a Prefeitura, serão realizados
estudos técnicos, análise da água, além da definição dos equipamentos a serem
utilizados.
Sobre a qualidade atual da água, a diretora interina do setor
de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam),
Janaína Oliveira, disse, por ser a lagoa extensa, a olho nu, não é possível identificar
sinais de poluição. “Essa é uma lagoa bem antiga, que pertence à comunidade do
bairro Limoeiro. É uma lagoa que, até então, visualmente, podemos ver que não
existe poluição, devido à própria água, que é limpa. Na questão da sangria, a
água é limpa, cristalina mesmo. O pessoal da comunidade anseia pela
revitalização e limpeza dessa lagoa", frisou.
A engenharia ambiental da Yokohama, Susana Adriana Riske,
explica que o projeto proposto pela empresa envolve trabalho comunitário,
educação ambiental e limpeza do entorno da Lagoa Antônio Dias. “O
trabalho, inicialmente, é mais braçal, com diversos funcionários recolhendo o
lixo que está ao redor da lagoa. Além disso, estamos fazendo todo um
levantamento, colhendo relatos dos moradores, para conhecer mais detalhes da
parte interior da lagoa. Porque se você passa por aqui, nem imagina que é uma
lagoa. Queremos mudar isso”, destacou a representante da empresa.
Susana Riske enfatizou, ainda, que o projeto de revitalização
da lagoa visa o bem da comunidade. “Queremos
revitalizar e preservar, para o bem-estar da comunidade, que é uma riqueza para
todos nós, uma riqueza natural. A gente está vivenciando toda essa mudança
climática mundial, então, nós temos que fazer nossa parte. Vamos fazer um
trabalho comunitário e de educação ambiental aqui”, detalhou.