Já são 56 vagas gratuitas destinadas a quem usa bicicleta como meio de transporte integrado ao ônibus
A Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) instalou o terceiro bicicletário na cidade, desta vez, no Terminal Norte, situado no bairro Cidade Nova. O mobiliário urbano possui capacidade para até 20 bicicletas em posição horizontal, com pintura sinalizando a demarcação do espaço. O uso é totalmente gratuito.
De acordo com o secretário Municipal de Mobilidade Urbana,
Sérgio Carneiro, a implantação de novos bicicletários significa um avanço para
o processo de integração de um modal econômico e sustentável ao ônibus urbano. “Este
é o ritmo que o prefeito Colbert Filho estabeleceu para melhorar a mobilidade
urbana em nosso município, com o máximo de aproveitamento dos espaços
públicos”, diz o titular da Semob.
Anteriormente, o governo instalou outros dois equipamentos
iguais, sendo o primeiro no Terminal Sul (Tomba) e o segundo no Terminal da
Noide Cerqueira.
Com isso, em apenas um mês e meio, já são 56 vagas públicas
para quem utiliza a bicicleta. “Incentivar o uso da bicicleta como meio de
transporte é medida pública essencial para a construção de uma cidade mais
saudável, mais amigável e muito melhor para todos”, aponta Sérgio Carneiro.
O secretário informa, ainda, que, nos próximos dias, mais um
bicicletário será ativado no Terminal Ayrton Senna. O modal não emite poluentes
na atmosfera, além de reduzir a poluição sonora, características que, hoje, são
essenciais ao desenvolvimento sustentável das cidades.
A bicicleta funciona, também, como meio de transporte
complementar econômico no percurso entre a residência e os sistemas de ônibus,
especialmente para quem reside em locais de difícil acesso ao transporte
público.
BICICLETAS NO ÔNIBUS – Recentemente, a Prefeitura de Feira de Santana entregou mais dez ônibus com ar condicionado, sendo dois articulados BRT (Empresa São João) equipados com espaços para acomodar bicicletas.