Termina no próximo dia 29, o prazo para que as empresas enviem
o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios do primeiro
semestre de 2024. O procedimento é obrigatório para organizações empresariais com
mais de 100 funcionários e deve ser realizado no Portal
Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
De acordo com a Agência Brasil, semestralmente, deverão ser
retificados os dados de salários e ocupações de homens e mulheres nas empresas,
informados pelo eSocial. O formulário exige, ainda, que sejam especificados os
critérios adotados nas remunerações e a descrição das iniciativas que apoiem a
contratação e a promoção de mulheres.
A prestação de contas está prevista pela Lei 14.611/2023 e faz
parte da política pública de
igualdade salarial, regulamentada em novembro de 2023. Depois do envio
dos formulários, diz a Agência Brasil, o MTE ainda poderá solicitar informações
complementares para confirmação do cadastro e fiscalização.
Descumprir a normativa pode incorrer em multa administrativa
de até 3% da folha de pagamento. A mesma ainda pode ser somada a outras
sanções, a exemplo do pagamento de indenizações por danos morais, em situações
em que a mulher receba menos do que o homem, se exercerem a mesma função. A
empresa terá, também, que elaborar um plano de ação para sanar as
irregularidades, em um prazo de 90 dias.
Além de exigir o fornecimento das informações, a política
pública estabelece a obrigatoriedade de medidas como a existência de programas
de diversidade e inclusão no ambiente laboral, capacitação de gestores e
empregados sobre equidade de gênero e fomento ao ingresso, permanência e
ascensão de mulheres no mercado de trabalho.