Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 29 de fevereiro de 2024

Geral

Robô de videoinspeção flagra rede de esgoto da Embasa em canais de drenagem pluvial, em Feira de Santana

05 de Fevereiro de 2024 | 17h 18
Robô de videoinspeção flagra rede de esgoto da Embasa em canais de drenagem pluvial, em Feira de Santana
Foto/imagens: Andrews Pedra Branca/Robô Rover Explorer

A Prefeitura de Feira de Santana identificou por meio de videoinspeção com robô inúmeras ligações clandestinas de lançamento irregular de esgoto sanitário em redes de drenagem pluvial, além de ligações irregulares domésticas, em ruas do bairro Campo Limpo. A situação foi flagrada entre a última sexta-feira (2) e neste domingo (4).


Somente na rua Monsenhor Moisés Gonçalves do Couto foram detectados, em 46 dos 130 metros de drenagem, 16 conexões clandestinas e da Embasa.


De acordo com o superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey, inicialmente foi percebido o fluxo de água constante, mesmo sem chuva. Acreditando se tratar de uma obstrução pontual, foi feita a tentativa de desobstrução com jato de pressão.


"Identificamos o lançamento de resíduos, seja por alguns ramais da Embasa, referente a adutora, quanto canais de esgoto que estão cruzando a rede e comprometendo a vazão. Também flagramos conexões irregulares de residências", afirma o engenheiro.



Ainda segundo João Vianey, o lançamento de esgoto diretamente na rede de drenagem pluvial causa obstruções que impedem o escoamento da água. Além disso, provoca erosões e degradação agressiva ao concreto. Em alguns pontos a estrutura está comprometida.


"Encontramos caixas fragilizadas e redes corroídas em situação de degradação avançada. Alguns pontos mais críticos o robô não conseguiu acessar de forma alguma, revelando um sinal claro de que está ocorrendo o comprometimento de vazão e, obviamente, agravando os alagamentos em momentos de chuva", alerta.


Neste domingo (4), o robô iniciou o trabalho no bairro Panorama, onde também flagrou rede de esgoto da Embasa obstruindo o canal de macrodrenagem da rua Amado Bahia com a Adalgisa Borges. 


"Nas chuvas tivemos alagamentos que, inclusive, historicamente nunca ocorreram problemas conforme aponta monitoramento da Defesa Civil", observa João Vianey.


O prefeito Colbert Martins convocou  uma reunião entre a Agência Reguladora de Feira de Santana (ARFES) e a Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) para definir as medidas a serem adotadas.


Ruas vídeo inspecionadas com robô:


CAMPO LIMPO

Rua Bertolino Carneiro

Rua Gonçalves Dias

Rua Monsenhor Moisés Couto

Rua Nova Trento

Rua São joão do Meriti 

Rua Cabo Frio 

Rua Grêmio 

Rua São Gonçalo 

Travessa Antônio Carvalho


PANORAMA

Canal de macrodrenagem da rua Amado Bahia com a rua Adalgisa Borges.

 

 

  

FONTE: PMFS



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje