A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou uma equipe a Maceió, capital
alagoana, para discutir, com representantes dos poderes estaduais e de
instituições, as medidas reparatórias à sociedade e ao meio ambiente por
parte da empresa Braskem, em razão do afundamento do solo provocado exploração
de sal-gema.
Segundo a Agência Brasil, o órgão enfatizou que, além das
medidas já adotadas pelas instituições envolvidas, a União tomará as
providências necessárias para reparação aos danos causados ao seu patrimônio,
além de buscar ressarcimento dos valores já gastos em resposta à tragédia.
Realizada ontem (12), a reunião contou com as presenças de
representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público do
Estado de Alagoas (MPAL) e da Defensoria Pública da União (DPU). Na ocasião, as
entidades apresentaram um detalhamento das cláusulas dos acordos que já foram
celebrados com a Braskem desde 2019.
A AGU ressaltou que, neste primeiro momento, o objetivo é
compreender todas as medidas já adotadas pelo Poder Público e colaborar com as
instituições locais para ampliar a reparação socioambiental e econômica dos
atingidos. “Queremos entender os acordos já firmados e, a partir dessa
realidade, colaborar para que se tenha uma reparação efetiva e integral dos
danos", disse Junior Fideles, adjunto do advogado-Geral da União.
Conforme a Agência Brasil, a equipe da AGU sobrevoou, de
helicóptero, a área afetada. Nesta quarta-feira (13), reuniões com o prefeito de Maceió, João
Henrique Caldas, e com representantes da Defensoria Pública de Alagoas
devem acontecer. Amanhã (14), o encontro será com o governador de Alagoas,
Paulo Dantas.
A visita da equipe da AGU foi acertada após reunião do
advogado-Geral da União, Jorge Messias, com o governador Paulo Dantas, na
semana passada.