Mais um grupo de cidadãos brasileiros repatriados procedentes
de Israel desembarcou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada
desta quinta-feira (12). O avião KC-30 (Airbus A330 200), pertencente à Força
Aérea Brasileira (FAB), pousou por volta das 2h40, com 214 pessoas a bordo.
Este é o segundo vôo feito pela FAB com o objetivo de
resgatar brasileiros retidos no Oriente Médio por causa do conflito bélico entre
o Estado de Israel e o grupo extremista Hamas, que controla a Faixa de Gaza.
O primeiro
voo trouxe de volta 211 brasileiros. A aeronave KC-30 da FAB decolou de Tel
Aviv às 14h12 (horário de Brasília) da última terça-feira (10), pousando na Base
Aérea de Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira (11). Desse total, 107
pessoas desembarcaram na capital federal e 104 seguiram para o Rio de Janeiro,
em outros dois aviões da FAB.
A repatriação dos cidadãos brasileiros começou a ser articulada
pelo Governo Federal imediatamente após o início do confronto entre Israel e o Hamas,
no último sábado (7). Outros quatro voos estão previstos até o próximo domingo
(15).
De acordo com a Agência Brasil, a Operação Voltando em Paz é coordenada pelos ministérios da Defesa e
das Relações Exteriores. Neste primeiro momento, a estimativa do Governo
Federal é retirar 900 brasileiros que se encontram na região do conflito.
Mais aviões – Novos repatriados
devem desembarcar em Recife, e em São Paulo, nos próximos dias. Os dois últimos
vôos desta primeira etapa estão programados para desembarque no Rio de Janeiro.
O deslocamento dos cidadãos retornados ao Brasil na condição
de repatriados até o destino final de cada deles está sendo custeado pela
companhia aérea Azul. A iniciativa é fruto de uma parceria articulada pela Presidência
da República.
Conforme a Agência Brasil, o Itamaraty já colheu os dados de
pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar o Oriente Médio. A
maioria é composta por turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém no momento
em que o Hamas atacou Israel.
A contraofensiva israelense foi imediata. Sob o comando do
primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o país passou a bombardear
a Faixa de Gaza. Os ataques aéreos israelenses já duram seis dias.