Celebrado nesta quinta-feira (21), o Dia da Árvore tem como
objetivo conscientizar a população acerca da importância dessa grande riqueza
natural para a preservação ambiental e para a promoção de uma maior qualidade
de vida aos seres humanos. Em Feira de Santana, este ano, cerca de 476 árvores,
de diferentes espécies, já foram plantadas.
Os mais variados tipos de espécies arbóreas podem ser
encontradas tanto nas áreas verdes, quanto nas vias públicas da cidade, como é
o caso da Avenida Noide Cerqueira, do Parque da Lagoa, da Escola Municipal Dr.
Francisco Martins da Silva, da Rua Aloísio Resende, do Residencial Vitória
Régia, bem como nos distritos.
Segundo o governo, nos bairros feirenses, estima-se que
existam cerca de 14 árvores, em cada um. Em comparação a outras cidades do país
e do mundo, o número não é tão grande. Mas um relatório do Departamento de
Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), documento elaborado
em 2018, estima que, no total, a Princesa do Sertão possui mais de 60 mil
árvores, de 139 espécies diferentes, espalhadas pelo seu território, sendo cerca
de 5 mil delas frutíferas.
Ficus, Palmeira Imperial, Algodoeiro, Amendoeira, Acácia
Chuva de Ouro, Mangueira, Ipê Rosa, Felício e Aroeira Chorona/Salsa são algumas
dessas espécies. A presença de árvores nos ambientes urbanos contribui para a
redução da poluição do ar, interceptação da água de chuva, sombreamento e
estabilização da temperatura, além da redução do ruído.
Por serem capazes de transformar o gás carbônico em oxigênio,
as árvores também são responsáveis por contribuir com o bem-estar da população
e devem ser preservadas e multiplicadas.