O Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, em Feira de
Santana, está passando por um amplo processo de reforma e revitalização. Segundo
a Prefeitura, gestora do equipamento público, estão sendo realizadas diversas implementações
na infraestrutura do local.
Os serviços de drenagem são um dos principais objetivos da
reforma, pois, a partir deles, a água da chuva irá diretamente para a lagoa,
evitando alagamentos e desconfortos nos momentos de lazer
Dentre os serviços executados, também está inclusa a construção
de mais de mil metros de pista de ciclovia e cooper/caminhada, com piso
intertravado; reconstrução da ponte e do píer; recuperação da fachada e da
reserva manancial nascente; recuperação da vegetação nativa; além de
reestruturação das áreas destinadas ao lazer, esportes e recreação.
O projeto também prevê a substituição dos bancos e a
recuperação dos quiosques e alambrados. Para garantir a segurança e conforto, o
equipamento está fechado para o público e só deve ser reaberto após o fim da
reforma.
O diretor do Departamento de Áreas Verdes, João Falcão,
destacou que a obra também contribui para a biodiversidade local e para a
educação ambiental. “Já plantamos mais de 60 árvores novas, nesse período,
utilizando o bioma da caatinga, e também estamos preservando e aumentando a
mata ciliar. Também tem a questão da educação ambiental. Vamos ter mensagens
educativas espalhadas por aqui, explicando a importância da água e da
arborização. Além disso, todas as árvores que, por algum motivo, estão sendo
retiradas da cidade, estão sendo replantadas aqui. Estimamos que, até o final
do projeto, mais de 200 árvores sejam plantadas aqui”, informou.
Conforme o secretário Municipal de Serviços Públicos, Eli
Ribeiro, o andamento da obra está sendo executado em etapas, em função da extensão
do Parque da Cidade, que possui cerca de 28 hectares. Também de acordo com as
mudanças do tempo. “Com essa reforma, buscamos trazer para a população feirense
um local para que todos possam se divertir, se reunir com sua família e amigos.
O Parque da Cidade é um local muito importante para Feira, tanto pelo lazer, quanto
por promover um contato com o meio ambiente. E nós vamos cuidar para que ele
seja bem recebido e celebrado pela nossa população”, observou.
Segundo a Prefeitura de Feira de Santana, em 2022, foi
identificado o descarte indevido de esgoto na lagoa, por parte da Empresa
Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). O governo afirma que, além de poluir a
água, a prática provocou alterações na vegetação próxima ao local. “A empresa
já foi notificada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), a partir
de jurisdição, e o caso segue aguardando que as devidas providências sejam
tomadas”, disse o governo.
A obra é uma realização da Prefeitura de Feira, por meio do
Departamento de Áreas Verdes da Secretaria de Serviços Públicos.