A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria
Municipal de Serviços Públicos (Sesp), está intensificando as fiscalizações e
notificações de proprietários de terrenos abandonados no município. A medida
visa evitar que estes locais sirvam como pontos para o acúmulo de lixo e
entulhos.
Segundo o diretor de Limpeza Pública, João Marcelo Gomes, a
ação cumpre o que determinam as Leis Municipais nº 3.245/2011 e nº 1613/92, que
tratam de terrenos abandonados e do descarte irregular de lixo e entulhos,
respectivamente. "A existência de
resíduos sólidos em terrenos tem sido um dos grandes problemas para manter a
limpeza pública regular", afirma.
De janeiro a julho deste ano, a Sesp emitiu 2.393
notificações. Destas, 1.462 foram resolvidas. Nesse período, também foram
aplicados 468 autos de infração, dos quais 268 tiveram resolução. Conforme o gestor,
o valor da multa aplicada é de dois salários mínimos pela falta do muro e mais
um quando não há calçada.
Recentemente, a Sesp emitiu cobrança pela limpeza executada
pelo Município em terreno particular situado na Rua Dr. Simões Filho, bairro
Ponto Central, próximo à feirinha da Estação Nova. O local vem servindo de
depósito de lixo. "Já notificamos e aplicamos multa, para que seja
construído o muro, mas o dono da área não cumpriu o que determina a lei. Diante
da quantidade de lixo no local, a Sesp realizou a limpeza e emitimos a cobrança
desse serviço para o dono da área", explicou João Marcelo Gomes.
Foram recolhidas 783 toneladas de lixo, sendo 558 toneladas de cascas de coco. O diretor enfatizou, ainda, que esse terreno está em processo de desapropriação, na Procuradoria Geral do Município (PGM), desde 2019.