A Sustentare, empresa responsável pela gestão da limpeza
urbana e destinação de resíduos em Feira de Santana, deu início, nesta segunda-feira
(12), à 2ª Semana do Meio Ambiente. O evento tem por objetivo promover
conscientização e aprendizado.
Com o tema "Sustentabilidade no mundo corporativo",
o encontro acontece, até próxima sexta-feira (16), na Universidade Estadual de
Feira de Santana (Uefs) e está direcionado, principalmente, a empresários,
estudantes, ambientalistas e servidores. A programação é alusiva ao Dia Mundial
do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
A semana, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de
Feira de Santana (PMFS), tem a missão de conscientizar não apenas as empresas,
mas também a população sobre a importância da preservação ambiental.
De acordo com Marcio Alexandre, engenheiro ambiental da
empresa Sustentare, durante as reuniões, as empresas parceiras apresentam suas
ações que contribuem para a sustentabilidade no município. "Acredito que estamos alcançando nosso
objetivo. As pessoas estão saindo conscientes de que se não cuidarmos agora,
não haverá meio ambiente no futuro", disse.
A empresa oferece palestras sobre educação ambiental e
social, com foco especial nas crianças. A iniciativa visa tornar este
público-alvo um multiplicador de informações. Na quarta-feira (14), será
inaugurado um parque ecológico no local onde ocorriam descartes irregulares, ao
lado de uma escola que passou por revitalização e foi projetada especialmente
para as crianças.
Janaína Oliveira, diretora do Departamento de Educação
Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Feira de Santana,
destaca a importância do evento para a cidade, já que o mesmo é uma forma de
disseminar conhecimento por meio da educação ambiental, que é o foco da pasta.
Já o secretário Municipal de Serviços Públicos, Eli Ribeiro, ressalta que a sustentabilidade só pode ser alcançada se a população desempenhar seu papel. "Muitos resíduos são encontrados nos esgotos, e a sociedade precisa ter consciência de manter a cidade limpa e sustentável. Essas ações, juntamente com nossos projetos, trabalharão para o bem-estar de nossa cidade", observou.