Nos quatro primeiros meses do ano, a ação Bota Fora,
promovida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS), recolheu 24.160
quilos de materiais inservíveis descartados pelos moradores. Colchões, sofás,
camas, armários, pias, vasos sanitários e equipamentos eletrônicos estavam
entre os principais itens. Esta semana, o projeto, que é executado através da Secretaria
Municipal de Serviços Públicos (Sesp), está no bairro Calumbi.
O secretário de Serviços Públicos, Eli Ribeiro, acompanhou a
ação na localidade. O gestor enfatizou a adesão da comunidade e a colaboração dos
moradores com o Bota Fora, cujo objetivo é facilitar o descarte de
materiais que não são recolhidos pelos caminhões de coleta de lixo. "Além
de contribuir na manutenção da limpeza da cidade, com a ação do Bota Fora, os
moradores não têm o custo de pagar pelo serviço de recolhimento", observa.
Eli Ribeiro destaca que orientadoras ambientais da Sesp vão passar
de porta em porta, informando sobre o projeto. Segundo ele, isto deve ocorrer às
segundas, terças e quintas-feiras. Às quartas e sextas-feiras, o caminhão passa
recolhendo os materiais.
De acordo com o secretário, o que pode ser reaproveitado é
destinado a empresas de reciclagem. Os demais resíduos seguem para o aterro
sanitário.
Moradores podem solicitar o Bota Fora por meio do canal Fala
Feira 156. A próxima localidade a ser atendida será o conjunto Feira IX, a
partir da próxima segunda-feira (8).