Órfãos de vítimas de feminicídio serão acolhidos pelo
Município de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Políticas
para as Mulheres (SMPM). O projeto, que visa assegurar assistência afetiva e
escuta humanizada, foi criado em função dos altos índices de violência contra a
mulher. Nos últimos dois anos, foram registrados 11 casos de feminicídio
na cidade.
De acordo com a titular da Secretaria da Mulher, Gerusa
Sampaio, será colocado em prática, através do projeto Vitimas Silenciosas do
Feminicídio, um trabalho para “amparar e dignificar a vida dessas vítimas”.
A gestora enfatizou que a meta é intervir nas famílias,
propiciando o empoderamento de todos os membros e a efetivação dos direitos. “Teremos
um olhar atencioso para os filhos de vítimas do feminicídio, as denominadas
vítimas silenciosas, no intuito de minimizar os impactos da violência sofrida
por esses indivíduos, através de uma equipe especializada”, explica.
De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
– Violência Contra a Mulher – 2021, foram registrados, de março de 2020 até
dezembro de 2021, 2.451 casos de feminicídio e 103.398 casos de estupros e
estupros de vulnerável no país. Dessa forma, só em 2021, em média, uma mulher
foi vítima de feminicídio a cada 7 horas.
Gerusa Sampaio observa que as agressões que culminam na
morte da mãe geram, nos filhos, insegurança, medo e silêncio. “Sendo assim, o projeto vai ofertar
atendimentos multidisciplinar com psicólogo, assistente social, advogado e um
pedagogo, que ficarão responsáveis pela triagem, acolhimento, orientação e
encaminhamento dessas famílias”, destaca.