A Micareta de Feira de Santana voltou ao calendário de festas
do Município, após três anos de pausa, por causa da pandemia de Covid-19, cheia
de novidades e marcou história, segundo avaliação do secretário Municipal de
Cultura, Jairo Carneiro Filho, ao reunir cultura, arte e música de vários
ritmos, atraindo foliões de todas as idades.
Em entrevista ao jornal Tribuna Feirense, o gestor ressaltou,
inicialmente, o Esquenta Micareta. Realizado na tarde do dia 2 de abril, o
momento que antecedeu a grande festa, ocorrida entre 20 e 23 de abril, aconteceu,
pela primeira vez, na Avenida Francisco Fraga Maia, e fez os foliões matarem as
saudades da folia. “O Esquenta, que foi transferido da São Domingos para a Fraga
Maia, trouxe uma nova visibilidade e funcionou como um termômetro positivo para
a Micareta”, avaliou.
Jairo Carneiro destacou, ainda, a valorização do Circuito Charles
Albert, instalado na Praça da kalilândia. Segundo ele, o espaço atraiu não
apenas moradores do bairro, mas de diversas outras regiões da cidade. “A
Micareta, este ano, retornou valorizando a Kalilândia. Foi muito bacana.
Abrimos o evento com os shows de Jerônimo e Armandinho. Foram várias atrações e
o público, formado tanto por moradores do bairro quanto de outras localidades, prestigiou
a festa, cujo clima remete ao dos antigos carnavais”, frisou.
Já em relação ao Circuito Maneca Ferreira, epicentro da
folia, o secretário comemorou o resultado das inovações implementadas, que
acabaram se refletindo também na segurança, de acordo com sua avaliação. “Tivemos
várias novidades, desde o primeiro momento. A questão de ter sido uma festa
mais diurna foi excelente. A gente sabe que as ocorrências mais graves aconteciam
sempre durante a madrugada, então, o fato de a festa começar por volta das 10h30
da manhã e se prolongar somente até 2h ou 2h30 da madrugada foi muito positivo”,
observou.
Esta experiência, conforme o gestor, também fez a Secretaria
Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) pensar novas estratégias de
atração de público para a próxima edição da Micareta. “No próximo ano, vamos
atrair o público infantil todos os dias, ao invés de somente no domingo. Para
tanto, vamos ter atrações infantis diárias, durante a manhã. Depois, traremos atrações
de peso, para que a população adulta possa vir mais cedo para a rua. E,
começando mais cedo, a festa finaliza mais cedo, evitando os conflitos violentos
que já tivemos no passado”, anunciou.
MUDANÇA DAS BARRACAS – A transferência das barracas da Avenida
Presidente Dutra, onde o circuito Maneca Ferreira está instalado, para as vias
transversais também foi uma excelente novidade, de acordo com Jairo Carneiro. “Foi
positivo sob vários aspectos. Foi bom para os comerciantes, já que reforçamos a
iluminação e a segurança nessas áreas; a avenida ficou muito mais larga, trazendo
visibilidade e conforto muito maiores para os foliões; e, não tenho dúvidas, favoreceu,
e muito, o policiamento”, enumerou.
O secretário destacou que ver todo o circuito ocupado pela população
foi gratificante. “Tivemos momentos de pipocas de artistas que, praticamente, a
largura toda da avenida foi ocupada pelo público. E isso demonstra, mais uma vez,
a segurança nesse espaço. É necessário que ele esteja realmente livre para o
folião”, salientou.
Outro ponto positivo, de acordo com Jairo carneiro, diz
respeito à implantação de novos espaços e à valorização dos antigos. “Tivemos o
Palco After Universitário, uma tenda de DJs com um palco central de 360 graus,
que levou o público a curtir a festa até 2h30 da manhã. O espaço esteve sempre
lotado. As pessoas tinham que ir embora porque a polícia, dentro do controle de
horário estabelecido, precisava desligar, senão varavam a madrugada toda”,
ressaltou.
Ele destacou, ainda, o Palco Reggae Vibes, bastante
valorizado, este ano, com a participação de 29 atrações. “Trouxemos, para este
espaço, artistas locais, nacionais e, também, internacionais, como é o caso do cantor
jamaicano Andrew Tosh”, ressaltou.
O Palco Diversidade/Pranchão foi uma das áreas mais badaladas
da Micareta 2023, conforme o secretário. Instalado no cruzamento entre as
avenidas Maria Quitéria e Presidente Dutra, o espaço foi cenário de grandes
encontros de trios. “Na abertura, no dia 20, contamos com as presenças do prefeito
e do governador, durante a entrega da chave da cidade ao Rei Momo e a coroação
da rainha e das princesas, e, em seguida, um memorável encontro de trios, com Luiz
Caldas e Jau. Foi muito bacana. E vários outros grandes momentos aconteceram
ali”, lembrou.
LEVANTAMENTO – Um balanço completo da festa está
sendo realizado em conjunto com todas as secretarias municipais. Segundo Jairo
Carneiro, a intenção é rever os pontos que precisam ser melhorados. “Estamos
fazendo todo o levantamento, com todas as secretarias envolvidas. Não tenho
dúvidas de que teremos, sim, algo a melhorar, porque, de alguma forma, sempre
precisamos melhorar”, observou.
Quanto à participação do Governo do Estado na Micareta 2023, o
secretário salientou que foi de fundamental importância para o sucesso do
evento. “A gente fez um trabalho muito bem alinhado, apesar de ter chegado um
pouco tardio, já que a reunião com a Superintendência de Fomento ao Turismo do
Estado da Bahia (Sufotur) ocorreu dois dias antes da Micareta. Mesmo assim, conseguimos
agregar e valorizar o evento, com as atrações que o Estado encaminhou para nós,
a exemplo de Psirico, Pablo, Ivete, Seu Maxixe e Chicabana. O apoio que o Estado
deu através dos grupos culturais, do Afoxé Filhos de Gandhy, também foi salutar”,
frisou.
Este ano, os grupos culturais tiveram destaque na festa. Jairo
Carneiro enfatizou que os mesmos receberam um valor de R$ 400 mil, do Município
de Feira de Santana. “Trouxemos para o circuito principal os desfiles das entidades
culturais. Foi lindo ver todo aquele colorido e musicalidade. A valorização da
nossa cultura é fundamental. É preciso deixar isso claro, porque, antes, esse desfile
ele não tinha essa visibilidade e, este ano, trouxemos essa valorização”,
afirmou.
O gestor enfatizou ainda, que o Estado fez um excelente
trabalho de segurança pública. “Vale ressaltar que o efetivo policial foi o
mesmo. No entanto, houve um grande investimento em tecnologia e essa ação foi
muito positiva para a festa, agregou muito”, destacou.
Os recursos municipais foram suficientes, conforme o
secretário, para atender as demandas da festa, que contou com 238 atrações,
tendo os maiores nomes do axé, arrocha e pagode e reunindo mais de 1 milhão de
pessoas, nos quatro dias de folia.