A 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do
Adolescente, que acontece em Feira de Santana, foi aberta, na noite desta
quinta-feira (30), com uma palestra do secretário de Desenvolvimento Social de
Vitória da Conquista, Michael Farias. Representantes de diversos segmentos da
comunidade feirense participaram.
O tema do evento é a "Situação dos direitos humanos da
criança e do adolescente em tempos de pandemia de Covid-19: violações e
vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia da política de
proteção integral com respeito à diversidade". O encontro seguiu na
manhã desta sexta-feira (31), na Fundação Senhor dos Passos.
Ontem, durante a abertura, Michael Farias destacou o
engajamento da população na construção de caminhos que fortaleçam as políticas
setoriais e deem respostas concretas para a vida de crianças e adolescentes. "É preciso criar alternativas para enfrentar
as vulnerabilidades e os riscos sociais, além de criar mecanismos que os
protejam", afirmou.
O gestor considera fundamental a integração entre os serviços
de Saúde, Educação, Segurança e da Assistência Social, a fim de assegurar os
direitos da criança e do adolescente.
O secretário interino de Desenvolvimento Social de Feira de
Santana, Denilton Brito, disse que a troca de experiências entre Vitória da
Conquista e Feira de Santana fortalecem a assistência, neste município. "A
escala de pessoas que estão vulneráveis é crescente. Portanto, foi muito
proveitoso ouvir as experiências que vêm dando certo em outro município",
avaliou.
O evento é uma continuação da Pré-Conferência Municipal dos
Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorreu, na cidade, entre os dias 6 e
10 de março, seguindo as orientações do Conselho Nacional da Criança e do
Adolescente. "As discussões realizadas durante a Conferência Municipal
serão encaminhadas para as Conferências Estaduais e Federais, visando a
articulação de políticas públicas para cuidar dos menores", pontuou Caique
Lopes, presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescentes.
A abertura do evento contou, ainda, com a presença do
ex-secretário municipal de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges
Júnior, que aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio que recebeu dos
colaboradores da Sedeso e das entidades socioassistenciais no período que
esteve à frente da pasta.