No Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira, 22 de
março, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) deu início à
revitalização da Lagoa do Subaé. Nesta primeira etapa, os serviços consistem na
remoção da vegetação aquática (macrófitas), o que vai possibilitar restabelecer
o espelho d’água, garantindo maior volume de água. O serviço foi autorizado
pelo prefeito Colbert Martins Filho.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam)
é realizada em conjunto com a Superintendência de Operações e Manutenção (Soma),
seguindo o Plano de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais. “A Lagoa do Subaé, além das contribuições da
Lagoa Salgada e microbacias, tem uma importância no manejo ambiental e de
drenagem e possui uma área mais crítica que envolve questões endêmicas”,
afirma o superintendente João Vianey.
Segundo a Prefeitura, para a execução dos serviços, estão
sendo utilizadas uma escavadeira hidráulica e caçambas, para recolhimento do
material. O diretor do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, destaca
que a Lagoa do Subaé é uma das mais importantes do município e onde está
localizada a principal nascente do Rio Subaé (que possui 90 quilômetros de
extensão se estendendo até a cidade de São Francisco do Conde). “O Subaé é o único rio perene do município,
daí a sua importância. Contudo, esperamos que os serviços de revitalização
sejam levados, também, a outros mananciais”, almeja.
Durante a ação, o secretário Municipal de Meio Ambiente,
Antônio Carlos Coelho, enfatizou que a limpeza propiciará a preservação da
lagoa. “É uma obra que poderia já ter
acontecido. Agora, na gestão do prefeito Colbert Filho, está sofrendo as
primeiras intervenções e que deverá se estender aos demais mananciais”,
garante, informando que esse serviço já contempla a Lagoa do Prato Raso,
na Queimadinha.
PROGRAMAÇÃO – Hoje, no período da tarde, será realizada a palestra
"Recursos Hídricos", no Dispensário Santana, a partir das 14h30. À noite,
será ministrada palestra sobre "Saneamento e Água Potável", na
Faculdade Anísio Teixeira.
A programação alusiva ao Dia Mundial da Água segue na
quinta-feira (23). A Secretaria de Meio Ambiente realizará o mapeamento de
lagoas na bacia do Rio Subaé. À tarde, será ministrada palestra sobre
"Cuidados com a água", no Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
do conjunto Feira IX.
Ainda na quinta-feira, será realizada coleta para análise de água, nas fontes da Teresa e dos Milagres, no bairro Rua Nova, e na fonte Buraco da Gia, no bairro Gabriela.