O Complexo Viário Miraldo Gomes, no bairro Cidade Nova, em
Feira de Santana, está liberado para o tráfego de veículos. Na manhã desta
segunda-feira (20), o prefeito Colbert Martins Filho entregou um dos principais
equipamentos de mobilidade da cidade, que interliga as regiões Norte e Nordeste
do país, após sua total recuperação. Foram investidos cerca de R$ 4 milhões.
O viaduto do Complexo Viário foi seriamente danificado, por
três colisões de veículos pesados, no ano passado. Os acidentes comprometeram a
estrutura do equipamento, que foi interditado, após a última batida, no mês de
novembro.
Durante o período em que o viaduto ficou fechado, a Prefeitura
implantou vias alternativas, a fim de garantir a passagem de veículos e reduzir
os impactos com engarrafamentos, na área.
Agora, a intenção do Município é manter a via lateral para
veículos de cargas especiais. Contudo, diz o governo, isto depende da
autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e
da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Por questões de segurança, foram instalados dois pórticos, um
na rotatória e outro na via paralela à trincheira e ao viaduto superior. A
altura é de 5,5 metros (o viaduto tem altura superior), respeitando as normas
rodoviárias.
O superintendente de Operações e Manutenção de Feira de
Santana, João Vianey, disse que os serviços foram antecipados. O
cronograma previa a conclusão da obra para o mês de abril. "Tivemos uma
demora considerável para iniciar os serviços, devido à falta de orçamento.
Depois que começamos, conseguimos agilizar a obra e entregar o viaduto antes do
final de março", ressaltou.
Segundo a Prefeitura, foi necessário demolir parte da
estrutura danificada, recompor vigas, instalar nova pré-laje e laje, implantar
novo pavimento asfáltico, tanto no trecho superior quanto no inferior, além de
instalar os dois pórticos metálicos e nova pintura de sinalização.
O prefeito Colbert Filho ressaltou que a empresa
responsável pelo dano na estrutura do Complexo Viário terá que arcar com os
prejuízos. A empresa foi notificada e os responsáveis se colocaram à
disposição. "Vamos aplicar
esse valor em outras obras importantes para Feira de Santana", garantiu o gestor.
Acompanharam o ato de abertura o superintendente municipal de
Trânsito, Cleudson Almeida, e o vereador Luiz Augusto de Jesus, mais conhecido
como Lulinha.