Nesta quinta-feira (24), o Brasil comemora o Dia Nacional do
Rio. Em Feira de Santana, as ações que marcam a data tiveram início ontem (2), com
a coleta de amostras de água do Rio Subaé. O material será encaminhado ao Laboratório
Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), para análise físico-químico e
bacteriológica.
Ainda dentro da programação, a equipe do Departamento de
Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) recolheu
uma grande quantidade de lixo, em vários trechos do Rio Jacuípe, localizados na
comunidade Mergulho, no distrito de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu).
Segundo o órgão, os resíduos retirados do rio haviam sido descartados,
pela população, nos riachos do Feira X, do Tanque do Urubu e Cipriano Barbosa,
na Rua Nova, todos afluentes da Bacia do Jacuípe. A ação terá continuidade
hoje.
O diretor do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, enfatizou
que o município possui dez rios, sendo o Jacuípe, o Pojuca e o Subaé os
principais. "Ainda temos o Rio do Peixe e o Rio Calandro, em Jaguara; os
rios Cavaco e Aguilhada, em Ipuaçu; e o Rio Salgado, na Matinha",
enumerou.
Conforme o ambientalista, outros rios, localizados nos
distritos de Humildes e Maria Quitéria, também sofreram agressões ambientais.
Ele observou que os danos são extensos, a ponto de o primeiro já não existir.
João Dias aponta que os principais problemas são decorrentes
da falta de conservação da mata ciliar, que costuma ser desmatada, além de
receber poluição através das águas, em função do uso de agrotóxicos. "Este
é um dia para alertarmos a população sobre a importância em cuidarmos dos
nossos mananciais. Os rios fornecem oxigênio, proporcionam o lazer e
oportunidades de acampar e pescar, além de nos fornecer água doce. Temos todos
os motivos para preservá-los", destacou.