Uma das mais importantes nascentes de Feira de Santana, a
Fonte do Buraco Doce, situada no bairro Queimadinha, passou por obras de
requalificação e foi entregue, na tarde desta terça-feira (11), aos moradores
da comunidade.
O ato solene contou com as presenças dos secretários
municipais Antônio Carlos Coelho (Meio Ambiente), Sérgio Carneiro
(Desenvolvimento Urbano) e o chefe de Gabinete, Fanael Ribeiro, que representou
o prefeito Colbert Martins Filho.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana
(PMFS), no local foram instalados três lavatórios duplos, um chuveiro, um banco
de concreto, uma bomba automática, grade de proteção e piso intertravado. Os
serviços foram executados através de Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
O diretor do Departamento de Educação Ambiental da
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), João Dias, informou que
amostras da água que jorra do manancial foram devidamente testadas. “Foi feita a análise da água e, sendo tratada,
pode ser considerada potável. Por ser em área urbanizada, é uma água de
excelente qualidade”, garantiu.
O gestor destacou, ainda, que, além da Fonte do Buraco Doce,
a Bacia do Jacuípe dispõe de mais 14 fontes, todas situadas no município. As
principais são: Fonte da Lili e Fonte das Pombas, ambas também na Queimadinha;
Fonte da Tereza, na Rua Nova; Fonte Jacobina, no Jardim Cruzeiro; Fonte das
Flores e Fonte do Benício, no São João do Cazumbá.
O secretário da pasta, Antônio Carlos Coelho, ressaltou a
importância da Fonte do Buraco Doce. Ele disse que a Prefeitura, dentro
em breve, vai licitar a empresa para executar o projeto de drenagem do
local. “Essa é uma das mais
antigas fontes do município e que está em área de preservação ambiental”,
observou.
A aposentada Maria de Lourdes Borges, de 74 anos, residente
na Queimadinha há 32 anos, contou que costumava utilizar a água da fonte para
lavar roupa e ganhar seu sustento. “Muitas
mulheres daqui, que tiveram filhos, criaram todos lavando roupas com a água
desta fonte. Amo este lugar, como se fosse a minha casa”, considerou.
Para o comerciante Erivaldo Silva, de 63 anos, que é morador
da localidade, a obra de revitalização proporcionou um novo aspecto à
fonte. “Ficou excelente! Agora,
os moradores também precisam ter cuidado, porque é de todos nós”, lembrou.