Uma das pistas da alça superior do Complexo Viário Miraldo
Gomes, em Feira de Santana, foi liberada, neste domingo (24). A Prefeitura
decidiu interditar a via totalmente, após um caminhão-tanque
se chocar contra o equipamento, na última quarta-feira (20), danificando
sua estrutura.
No sábado (23), uma viga de sustentação foi instalada, para escorar
o ponto afetado. A Superintendência Municipal de Operações e Manutenção
informou que a primeira parte da obra já foi concluída. Agora, será feito o
planejamento dos reparos que precisarão ser realizados. Parte da estrutura
precisará ser refeita.
Conforme o órgão, o projeto está quase pronto. Contudo, ainda
não há prazo para a conclusão dos trabalhos. O Governo Municipal também não
informou se outras interdições serão realizadas.
Após a colisão, o caminhão-tanque, que transportava parte de
uma torre eólica, ficou preso embaixo do viaduto. As imagens foram captadas por
câmeras de monitoramento instaladas no bairro Cidade Nova, onde está situado o
equipamento.
Na ocasião, a Prefeitura informou que a carga tinha 12
centímetros a mais que a altura máxima permitida para a passagem, que é de 5,5
metros. Com o impacto, uma das vigas de sustentação foi rompida. Por oferecer
riscos a motoristas, o tráfego estava permitido apenas nas vias inferiores.
Um comitê
de crise foi criado, a fim de adotar as providências necessárias para a
realização das obras de reconstrução. A divisão, que está sob o comando do
superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey, também conta com o
apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Via
Bahia, concessionária responsável pela administração do trecho.
Os motoristas que trafegam pela Avenida Contorno vêm
apresentando engarrafamentos, nos últimos dias. A área é bastante movimentada,
já que dá acesso às principais saídas da cidade. Painéis eletrônicos, com
sinalização viária, foram instalados no local, a fim de orientar os condutores.