O uso indevido da rede de iluminação pública de Feira de
Santana, por empresas provedoras de internet, é o que está causando incêndios
na fiação elétrica de diversas áreas da cidade. A informação é do diretor de
Iluminação Pública, Eziquiel Trindade.
Segundo o diretor da Secretaria Municipal de Serviços
Públicos (Sesp), as empresas clandestinas de internet passaram a conectar o
provedor diretamente na rede de iluminação da Prefeitura. “Depois que a Coelba
passou a fiscalizar as ligações que eram feitas em sua rede, essas empresas, de
forma ilegal, passaram a conectar seus equipamentos na rede pública, o que vem causando
sobrecarrega elétrica”, explicou.
Incêndios já foram registrados na Rua Marechal Deodoro (dois
em menos de 30 dias), na Avenida Iguatemi, no Condomínio Videiras, na Avenida João
Durval Carneiro e no bairro Tomba.
O diretor de Iluminação Pública alerta que as empresas que
fornecem internet devem solicitar autorização da Coelba e pagar a taxa de uso.
“Se estivessem dentro do padrão, os incêndios não ocorreriam”, enfatizou o
gestor.