Novas botoeiras digitais com sensor de aproximação e
acessibilidade garantida por bip sonoro, alerta de voz e leitura em braile
serão instaladas, a partir da próxima segunda-feira (11), em conjuntos
semafóricos dos principais corredores de tráfego de Feira de Santana
De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT),
o sistema é prático e seguro. Com o novo acionamento touch screen com LED, o
pedestre precisa, apenas, encostar o dedo no sensor por 3 segundos. Dessa
forma, a sinaleira é ativada, permitindo uma travessia segura, na faixa.
Os equipamentos, adequados à resolução 704/2017 do Conselho
Nacional de Trânsito (Contran), serão instalados, inicialmente, nas avenidas
José Falcão, (próximo ao Bem Barato e ao TRE-BA) e Maria Quitéria (em frente à
Associação Cristã), e na sinaleira localizada na BR-116 Norte, nas proximidades
do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).
A tecnologia ainda possibilitará uma vida útil mais longa dos
equipamentos, uma vez que reduz danos no sensor de ativação. Além disso, inibe
a ação de vândalos, que costumavam danificar os antigos botões analógicos.
As novas botoeiras digitais, na avaliação do superintendente
de Trânsito, Cleudson Almeida, priorizam a mobilidade e a segurança dos
pedestres no trânsito, “sobretudo por otimizar a acessibilidade de deficientes
visuais”.
A SMT informou, ainda, que a programação é feita via cabo de
dados, por USB integrado ao conjunto semafórico. “Também será possível
customizar o equipamento, controlando o volume sonoro e o horário de funcionamento.
São totalmente acessíveis”, afirma o chefe da Divisão de Sinalização e
Equipamentos de Tráfego, Herval Borges da Silva.