A tradicional Festa dos Romeiros, que reúne milhares de
caravanas com devotos de Santo Antônio, voltará a ser realizada, neste domingo
(12), em Feira de Santana. O festejo deixou de ser realizado por 2 anos
consecutivos, em função da pandemia de Covid-19.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o pároco da Igreja Santo
Antônio dos Frades Capuchinhos, Frei Liomar Pereira, convidou a comunidade a
prestigiar o evento. “Queremos convidar a todo povo de Feira de Santana, a
todos os nossos romeiros das cidades circunvizinhas, que venham prestigiar,
neste Trezenário, o Dia dos Romeiros”, conclamou.
Ele ressaltou que a programação desse ano é especial. “Estamos
nos preparando, até porque ficamos dois anos sem poder acolher a cada um, mas,
agora, com a glória de Deus e do nosso glorioso Santo Antônio, a nossa
programação está bem vasta. Às 6h30, teremos a primeira missa, celebrada por
Frei Monteiro. Logo depois, às 8h30, missa presidida pelo nosso Arcebispo Dom Zanoni.
Às 10h, daremos início à nossa carreata do glorioso Santo Antônio. Às 11h,
teremos uma nova missa dedicada a todos os romeiros, presidida pelo Arcebispo
Emérito Dom Itamar Vian. Às 15h, temos a bênção do Santíssimo. E, às 20h, a
nossa 12ª noite da nossa Trezena, que será presidida pelo Bispo Auxiliar de São
Salvador, Dom Dourival”, informou.
De acordo com Frei Liomar, cerca de 28 caravanas participarão
da celebração. “Nós preservamos os mesmos horários, como aconteciam nos últimos
anos. Estão confirmadas cerca de 28 caravanas, então, iremos acolher com um belíssimo
café da manhã, almoço. Tudo isso dentro dos nossos protocolos. Já estamos com
toda estrutura montada para este domingo. Será um dia de bastante alegria, estamos
nessa expectativa e toda programação é voltada para os romeiros, toda equipe,
toda coordenação, toda comissão, todos os paroquianos se voltam para eles, para
que possamos acolhê-los da melhor maneira”, destacou.
O religioso enfatizou que a única mudança é a ausência do
cordão de Santo Antônio, em atendimento às normas sanitárias para evitar a
disseminação do novo coronavírus. “A única alteração que tivemos, e que já vem
ocorrendo desde o ano passado, é que não estamos mais com a nossa corda de
Santo Antônio. Quando passava, todos podiam tocar, mas, por conta da pandemia,
retiramos este momento do cordão”, explicou.