Moradores dos povoados Amarela (Ipuaçu), Santa Rosa
(Jaguara), Jacu (Matinha) e do distrito de Tiquaruçu foram beneficiados com a
doação de 50 mil alevinos de tilápia. A carga foi entregue pelo Departamento
Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), do Governo Federal, no
estacionamento da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, na manhã desta
sexta-feira (29).
Ao todo, 200 mil alevinos já foram doados, no município. O
prefeito Colbert Martins Filho destacou que a tilápia é um peixe que tem mais
de 90% do aproveitamento. Sendo utilizadas, inclusive, a pele, as escamas e
espinhas, para a produção de farinha, ração, óleos e até curativos. “Toda a pele
do peixe está sendo utilizada, atualmente, para produção de curativos para
queimaduras. É uma espécie de curativo orgânico. Então, ele não se limita
apenas para a alimentação”, explica o prefeito.
Na avaliação do secretário Municipal de Agricultura, Recursos
Hídricos e Desenvolvimento Rural, Pedro Américo, a entrega fortalece a piscicultura
nas estações da zona rural. “Isso gera renda e fortalece a cadeira
produtiva do peixe, no município”, lembrou.
A aquisição dos alevinos ocorreu por meio de emenda
parlamentar, destinada ao Dnocs, pelo deputado federal José Nunes. Já a doação
para Feira de Santana foi intermediada pelo vereador Jurandy Carvalho.