As fortes e frequentes chuvas que vêm caindo, nos últimos
dias, em Feira de Santana dão sinais de que as discussões em torno da
realização da Micareta, possivelmente, em setembro, pode ser a alternativa mais
viável. A festa momesca poderá, então, ser realizada sem os contratempos
provocados pelas intempéries características do mês de abril.
Tradicionalmente realizada neste período, a data da festa
sempre foi alvo de opiniões divergentes, afinal, a chuva já espantou muitos
foliões do circuito Maneca Ferreira, ao longo dos anos, causando prejuízos aos
barraqueiros que trabalham durante a festa.
Agora, antecipadamente, a Prefeitura Municipal de Feira de
Santana (PMFS) volta a discutir o assunto, reunindo promotores de eventos,
artistas e sociedade civil. A expectativa é de que a Micareta, se
realizada em setembro, venha a ser um dos grandes eventos dos últimos tempos,
pós-pandemia de Covid-19. Os caminhos apontam o mês como o mais provável. Dois
períodos foram sugeridos: 15 a 18 ou 22 a 25.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro
Filho, enfatizou que a mudança da data é
um assunto debatido há tempos, tanto pela sociedade civil quanto pela
associação comercial. “Estamos, exatamente, no período que seria realizada a
Micareta. E, caso estivesse acontecendo, estaríamos enfrentando essa chuva e o
frio. Portanto, é válida essa discussão com os segmentos envolvidos”, frisou.
O cantor Djalma Ferreira lembrou a força que a Micareta tem
como festa de rua, sobretudo na região. Ele concorda que o período chuvoso não
é o mais adequado. “Sou micaretesco e não vejo a hora de fazer a alegria de
todos, na avenida. Infelizmente, por conta da pandemia, a festa precisou ser
adiada e, agora, temos a expectativa de realização e mais tempo para se
preparar”, destacou.
Na avaliação do cantor e compositor Dionorina, a expectativa é grande para o setor cultural. “Estamos há, praticamente, dois anos sem eventos e festas e isso vai contribuir para aquecer o mercado cultural e a economia. Acredito que é uma boa data e um ótimo período, fazendo um esquenta para a chegada do verão”, observou.