Todo o fim de semana sem energia elétrica. Essa é a situação
em alguns setores do Centro de Abastecimento de Feira de Santana, desde às 7
horas do último sábado (23), após um curto-circuito em um poste localizado no
entreposto. O acidente danificou a fiação.
Comerciantes do setor de carnes e peixes reclamaram do
problema, nesta segunda-feira (25), De acordo com o Acorda Cidade, Paulo
Roberto dos Santos, proprietário de um estabelecimento de refeições e
mercearia, disse que o diretor do Centro de Abastecimento chegou a notificar a
situação a uma equipe da Neoenergia Coelba, mas que, até às 8h de hoje, a luz
não havia sido restabelecida. “Outros setores têm energia, caiu uma fase só”, observou.
Segundo diversos comerciantes, 70% dos boxes do setor estavam
sem energia, o que os obrigou a “fazer gambiarras” para não perderem alimentos
que necessitavam de refrigeração. O problema persiste mesmo após várias pessoas
ligarem para a Coelba. Alguns vendedores apontaram que os problemas nas fiações
do local são antigos. Eles cobram um posicionamento por parte da companhia
elétrica, a fim de evitar acidentes de maiores proporções.
Ainda segundo o Acorda Cidade, o administrador entreposto,
Cristiano Gonçalves, disse está, junto com a Coelba, estudando uma forma de resolver
problemas relacionados às cargas dos equipamentos utilizados pelos comerciantes.
“Já abrimos protocolo e o pessoal da Neoenergia disse que já está a caminho. Já
foi feito um estudo de carga, aqui. E, dentro desses estudos, estamos tentando,
de todas as maneiras, normatizar essa situação. Estou cadastrando todas as
pessoas que têm equipamentos energizados, aqui no Centro, para que possamos,
junto com a Neoenergia Coelba, adequar as cargas destes equipamentos”, frisou.