Um caminhão de sucção da Prefeitura Municipal de Feira de
Santana (PMFS) retirou 176 mil litros de lama de algumas casas localizadas no
distrito de Humildes, no antigo Planolar. A ação para retirada de água das
chuvas foi realizada com 22 viagens.
Segundo o governo, uma retroescavadeira fez a limpeza e
aumentou a vazão da valeta, paralela à BR 101, para facilitar o escoamento das
águas pluviais e reduzir os impactos da chuva na localidade.
Na manhã desta segunda-feira (18), o gestor da Superintendência
de Operações e Manutenção (Soma), João Vianey, esteve no local, acompanhado de
um engenheiro do órgão municipal, para fazer o levantamento topográfico da
área e elaborar o projeto de drenagem. “As casas foram construídas em área irregular. Por ser um
terreno mais baixo, em comparação ao nível da pista, naturalmente, há o acúmulo
de água. Dessa vez, o volume foi bem maior e invadiu os imóveis”, explicou.
Adinha Amorim dos Santos, moradora da localidade há 38 anos, disse
que sua residência foi uma das afetadas. Ela contou que esta é a terceira vez
que a água invade seu imóvel. “A nossa salvação foi esse carro-pipa. Se não
fosse isso, a nossa situação estaria bem pior”, disse, referindo-se ao serviço
disponibilizado pela Prefeitura.
A equipe da Defesa Civil de Feira de Santana também esteve no
local, esta manhã, para avaliar as condições dos imóveis. Os moradores receberam
assistência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).