Em entrevista ao Acorda Cidade, Colbert Filho enfatizou que
não será possível realizar uma festa nos mesmos moldes que as cidades vizinhas,
a exemplo de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim. “Não
terá a questão de colocar palco, porque, pra isso, tem que ter a infraestrutura.
A prefeitura, se for o caso, trará as boas lembranças do São João, com os trios
de forró. Espero que o Governo do Estado aja, porque, até agora, não agiu.
Atrações nacionais não teremos, porque a Câmara de Vereadores tirou esses
recursos. Vamos fazer um forró pé-de-serra. Agora, estrutura com palco, isso aí
não vamos poder fazer”, frisou.
Conforme o prefeito, o Município vai concorrer ao edital do
governo baiano. “O Governo do Estado disse que vai abrir um edital e, mais uma
vez, vamos concorrer. Há muitos anos, não mandam um centavo para Feira de
Santana”, criticou.
Colbert lembrou, ainda, que Feira de Santana tem um foco festivo
diferente das outras cidades da região. Segundo o prefeito, enquanto os
municípios vizinhos se programam para o São João, Feira têm como foco principal
a Micareta, que, este ano, poderá acontecer em setembro. “O caro não são os
trios de forró. O que é mais caro, numa contratação dessas, são as estruturas e,
para isso, não há recursos. A micareta de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus
será quando? Eles não têm, o foco deles é o São João, assim como Senhor do
Bonfim. A maior festa que Feira tem é a Micareta e, se tivermos que apostar em
algo, será no que é mais forte para a cidade”, comparou.
O gestor também lamentou os cortes no orçamento da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Segundo ele, isto pode inviabilizar até mesmo a Micareta. “A Câmara de Vereadores cortou as verbas para realização de micaretas. Tínhamos, na Secretaria de Cultura, em torno de R$ 12 milhões e, hoje, temos R$ 9 milhões, sendo que a última Micareta que aconteceu em Feira custou em torno de R$ 7 milhões. Então, não temos dinheiro para fazer tudo. Não tem patrocínios abertos, nesse momento, e, se tivermos que optar, vamos optar pela maior festa que Feira tem. A cidade é conhecida pela Micareta, é o forte da nossa cidade”, justificou.