As linhas 50 - São José/Praça do Tropeiro via Carro Quebrado;
51 - Candeal; 52-Candeia Grossa/Praça do
Tropeiro; 54 - KM 13; 55 - Matinha; 56 - São José/ Pé de Serra; 97 -
Tapera/Gerezim; 98 - Mantiba/Santa Rita; 99 - Candeal II/Matinha; 123 - SãoJosé/Fazenda
Morro/Terminal Norte; e 124 - Santa Quitéria/Adelba/Terminal Norte serão
atendidas por 16 ônibus, da frota operacional e da reserva.
Os usuários destas comunidades poderão utilizar o cartão Via
Feira, no sistema de bilhetagem eletrônica, para integrar em terminais de
transbordo, estações BRT (Bus Rapid Transit) ou durante o percurso dos ônibus,
no intervalo de 1h.
O secretário de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, diz
que a “expertise e a segurança da
continuidade do serviço essencial, nos próximos 180 dias, foram essenciais na escolha do novo operador”. O
grupo empresarial possui 52 anos de experiência e atua no transporte urbano de
Salvador e sua Região Metropolitana.
O serviço emergencial será remunerado com a tarifa de
transporte público e a diferença no custo da operação pela Prefeitura. “Com a retomada do número de passageiros ao
sistema, reduziremos, de forma gradual, o déficit”, explicou o gestor.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA – Em outubro do ano passado, o prefeito Colbert Filho declarou situação de emergência e
determinou intervenção parcial no
transporte coletivo urbano e na Via Feira. Segundo o Governo Municipal, as
medidas adotadas preservaram a continuidade do serviço público essencial de
transporte na transição para incluir um novo operador no Sistema Integrado
(SIT).
Conforme a Prefeitura, à época, além de sucessivas
paralisações, que deixaram a população desassistida, a Empresa Rosa “abandonou
quatro linhas rurais e ingressou com um pedido de rescisão contratual, na
Justiça, contra o Município”.