A operação de combate à poluição sonora realizada entre a última
quinta-feira (24) e este domingo (27), em Feira de Santana, resultou na
apreensão de sete equipamentos sonoros. Uma pessoa foi encaminhada, pela
Polícia Militar (PM), à delegacia. A detenção se deu por desobediência.
A fiscalização percorreu os bairros Lagoa Salgada, George
Américo, Mangabeira, Tomba, Queimadinha, Panorama, Campo Limpo, Gabriela e
Calumbi. É considerado abuso volume de som acima de 70 decibéis, de dia, e de
60 decibéis, à noite, conforme a Lei Complementar nº 120/18
SOM LEGAL – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) informou
que implantou um sistema de visitas
programadas. O intuito é aferir o volume sonoro nos estabelecimentos do
ramo de entretenimento. Com isso, donos de bares podem comparecer ao órgão
municipal, a fim de solicitar o serviço.
Conforme a Semmam, na data programada, que deve coincidir com
o dia de realização de um show, fiscais do órgão aferem, precisamente, o volume
sonoro, com o uso de um decibelímetro.
A ideia deste projeto-piloto é que os estabelecimentos
cumpram a legislação ambiental e evitem a perturbação da ordem pública. Aqueles
que se adequarem vão receber o selo Som Legal.
Denúncias de poluição sonora podem ser feitas pelo canal Fala Feira 156 ou pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e o 190 (Polícia Militar).