O proprietário de um bar que instalou um vaso sanitário em
uma calçada de Feira de Santana foi notificado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento
Urbano (Sedur), nesta quinta-feira (10).
A inusitada situação, além de comprometer a mobilidade das
pessoas que transitam na Rua Lopes Rodrigues, no conjunto Jomafa, e trazer uma
série de transtornos para os moradores das imediações, infringe as normas
regidas pelo Código de Obras do Município e pela Lei de Ordenamento do Uso e da
Ocupação do Solo.
Com a resolução, o comerciante tem 72 horas para se explicar
e desfazer a instalação do equipamento, contadas a partir da data da
notificação. Caso isso não ocorra, ele será multado. Também está obrigado a
apresentar a licença de funcionamento do estabelecimento.
Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano,
Sérgio Carneiro, não houve qualquer autorização para a construção. A obra, diz
o gestor, afeta, principalmente, a locomoção de cadeirantes, de pessoas que
conduzem carrinhos de bebê e de deficientes visuais. “Essas pessoas acabam
tendo que disputar o tráfego junto aos carros, correndo riscos, por conta
dessas ocupações irregulares. Temos o máximo de atenção com as calçadas e
pedimos a colaboração e o respeito de todos, para que mantenham esses passeios
desobstruídos”, alertou.
Sérgio Carneiro destacou, ainda, que é importante que
situações como essa sejam denunciadas pela população. Ele reforçou que o
aplicativo Fala Feira 156 é o principal meio de comunicação entre a população e
a administração municipal.