A Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) declarou
situação de emergência nas áreas afetadas pela estiagem. O decreto
foi publicado na edição do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (9).
Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Ana Karoline
Rebouças, a maioria das regiões da zona rural não dispõe de rede
hidráulica ou acúmulo de água em açudes para consumo humano, o que motivou o
decreto. "Isso garante o abastecimento através de carro pipa, mantido
pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e Ministério da Defesa",
explicou.
De acordo com o documento, fica autorizada a mobilização de
todos os órgãos municipais para atuarem, sob a orientação da Coordenação
Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e
reabilitação do cenário e reconstrução.
Também autoriza o início de processos de desapropriação, por
utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em
áreas de risco intensificado de desastre.
Ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de
bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de
serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários, desde que
possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos,
contados a partir da caracterização do desastre, sendo vedada a prorrogação dos
contratos.