Falta de educação e irresponsabilidade no trânsito. Este,
segundo a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS), é o perfil de uma
minoria de condutores, que ainda insiste em estacionar irregularmente,
tumultuando o fluxo do tráfego.
Conforme a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), o
flagrante à imprudência revelou 6.451 infrações por estacionamento indevido, notificadas
por agentes de trânsito, de janeiro a dezembro de 2021.
O órgão diz, no entanto, que o quantitativo de infrações não
representa mais do que 2%, se comparada à frota de modais de transporte
individuais registrada na cidade, que é composta por 312.785 veículos. Isto, de
acordo com a SMT, demonstra que se trata de uma minoria de motoristas que
incorrem em uma conduta irresponsável ao volante.
O balanço do Departamento de Operações da SMT aponta que
esses condutores desobedecem às regras, estacionando, por exemplo, em horários
e em locais proibidos, como vagas de ônibus e táxis; ao lado de outros veículos
(fila dupla); e até em calçadas. Este tipo de atitude, conforme a Superintendência,
põe em risco inúmeros pedestres e ciclistas.
Somente em novembro, comparando-se as infrações, o ranking de estacionamento irregular
lidera, com 79%, as ocorrências flagradas através do sistema de
videomonitoramento do órgão fiscalizador municipal.
Desse total, 25% dos condutores estacionaram em desacordo à
posição na vaga (com o veículo em ângulo, ao invés de ao longo do meio-fio);
15% em fila dupla; 15% em locais proibidos; 11% nos passeios ou calçadas; além
de 5% transitar nas vias públicas, em horários proibidos.
As multas, diz a SMT, variam de leves (três pontos na
Carteira Nacional de Habilitação) a gravíssimas (7 pontos), sem contar o preço
da irresponsabilidade girar entre R$ 88,38 e R$ 293,47.
Segundo Adelmo Amorim, coordenador de Educação para o
Trânsito, o estacionamento somente pode ser realizado em ângulo em situações
previamente sinalizadas. “O condutor deve respeitar o Código de Trânsito
Brasileiro (CTB) e evitar aguardar no interior de um veículo estacionado em
fila dupla”, observa, exemplificando com outra infração bastante comum.
Ele enfatiza, ainda, que monitores de trânsito realizam o trabalho de orientação nas ruas e avenidas do município. O superintendente também afirma que os agentes de trânsito vão intensificar a fiscalização e conscientizar sobre “a necessidade de respeitar as normas”.