A Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) decretou,
neste sábado (25), situação de emergência, em função das fortes chuvas que caem
desde o dia 23, afetando diversas regiões da cidade. Um Comitê de Crise também foi
criado, com o intuito de dar maior agilidade às possíveis demandas ocasionadas pelo
mau tempo. A informação consta em edição extra do Diário Oficial Eletrônico.
O prefeito Colbert Martins Filho informou que a medida é preventiva.
"O objetivo é evitar que a população tenha prejuízo e minimizar o impacto da
chuva na cidade", observou.
Segundo o gestor, reuniões serão realizadas, diariamente, com
todos os órgãos envolvidos. A ideia, conforme Colbert, é dar "resposta rápida
aos desastres, desencadeando ações".
Entre a noite de sexta-feira (24) e a manhã deste sábado, houve
registro de ocorrências, como alagamentos. Mas, de acordo com a Defesa Civil,
não há vítimas. O órgão informou que tampouco há pessoas desabrigadas, até o
momento.
A coordenadora Ana Karolina Rebouças destacou que já choveu entre
40 e 50 milímetros no município. Ela enfatizou que, acima de 25 mm, já é necessário
ficar em alerta. "Estamos de plantão enquanto durar a chuva. A população pode nos
acionar, pelo número 156 ou pelo aplicativo Fala Feira 156", orientou.
Independente do registro de ocorrências, a Prefeitura
enfatizou que prepostos estarão monitorando os bairros e, também, a zona rural
da cidade, principalmente aquelas regiões que registram problemas com
frequência.
Técnicos da Superintendência de Operações e Manutenções (Soma)
realizaram vistorias na zona rural do município e identificaram que, em alguns
pontos, a mobilidade foi comprometida, principalmente nos distritos de Bonfim
de Feira e Jaguara. "Nas barragens de Jaguara e Mendonça, há um volume de água
superior à condição normal, restringindo muito a mobilidade dessas comunidades
e limitando as condições de acesso. Com a permanência da chuva, a gente não tem
conseguido fazer o serviço de cascalhamento e patrolamento, mas, assim que o
tempo permitir, vamos começar a trabalhar nessas áreas", garantiu João Vianey, gestor
da Soma.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) vai
realizar a distribuição de cestas básicas para as famílias afetadas pela chuva, direcionadas
pela Defesa Civil. Segundo o órgão, abrigos já estão à disposição da
comunidade.
Em casos de alagamentos e outros desastres, a população pode
solicitar ajuda através dos números 193 (Corpo de Bombeiros), 156 (Defesa
Civil) e 192 (Samu).