Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quarta, 29 de outubro de 2025

Segurança

Operação de Segurança Pública contra Comando Vermelho, no Rio, é a maior e a mais letal, em 15 anos

28 de Outubro de 2025 | 17h 49
Operação de Segurança Pública contra Comando Vermelho, no Rio, é a maior e a mais letal, em 15 anos
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Governo do Estado do Rio de Janeiro deflagrou, nesta terça-feira (28), a maior Operação de Segurança Pública dos últimos 15 anos e, também, a mais letal, uma vez que deixou um saldo de 64 mortos.

Ao todo, 2,5 mil policiais civis e militares foram designados para atuar em ações nos complexos do Alemão e da Penha, com o objetivo de capturar lideranças criminosas e conter a expansão territorial da facção denominada Comando Vermelho (CV).

O índice de letalidade superou o número de mortos registrado durante a operação no Jacarezinho, em 2021, quando 28 pessoas morreram. Na época, a ação foi considerada uma chacina. 

Planejamento – O Governo do Rio de Janeiro informou que a operação foi deflagrada após mais de um ano de investigação. A corporação detalhou, ainda, que a estratégia foi traçada em 60 dias de planejamento.

As Forças de Segurança do estado cumpriram centenas de mandados de prisão e de ordens de busca e apreensão, todos expedidos pelo Poder Judiciário, a partir de inquéritos realizados pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).

O balanço parcial registra 81 presos, 72 fuzis apreendidos e grande quantidade de drogas ainda em contabilização. "Estamos atuando com força máxima e de forma integrada, para deixar claro que quem exerce o poder é o Estado. Os verdadeiros donos desses territórios são os cidadãos de bem, trabalhadores. Seguiremos firmes na luta contra o crime organizado”, disse o governador Cláudio Castro, durante entrevista coletiva realizada, na manhã de hoje, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Conforme o gestor, o Estado do Rio de Janeiro está preparado para combater o narcotráfico. “O que estamos enfrentando não é mais crime comum, é narcoterrorismo. Os criminosos estão usando tecnologia de guerra: drones, bombas e armamentos pesados. Mas o Estado está preparado", garantiu.

As autoridades avaliam que o município do Rio de Janeiro entrou em estágio 2 de atenção. Isto significa risco de ocorrência de alto impacto. Segundo o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio de Janeiro, vias situadas no entorno dos complexos do Alemão, Penha, Chapadão, São Francisco Xavier, na Zona Norte; Freguesia, em Jacarepaguá; e Taquara, na Zona Sudoeste, passam por interdições temporárias, em função de ocorrências policiais. Mais de 100 linhas tiveram os itinerários alterados.

Durante todo o dia, testemunhas compartilharam, nas redes sociais, vídeos com imagens dos tiroteios, muita fumaça e interdições das vias. 

Expansão – Segundo pesquisa divulgada, em 2024, pelo Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (Geni/UFF) e pelo Instituto Fogo Cruzado, o Comando Vermelho foi a única facção criminosa a expandir seu controle territorial, de 2022 para 2023, no Grande Rio.

Com o aumento de 8,4%, a facção ultrapassou as milícias e passou a responder por 51,9% das áreas controladas por criminosos na região. O estudo mostrou, ainda, que o CV retomou a liderança de 242 quilômetros quadrados que tinham sido perdidos para as milícias, em 2021. Naquele ano, 46,5% das áreas sob controle criminoso pertenciam às milícias e 42,9% ao Comando Vermelho.

 

 

 

 

*Com informações da Agência Brasil.



Segurança LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje