Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, domingo, 22 de fevereiro de 2026

Saúde

Sesab confirma dois casos de Mpox na Bahia e investiga novas suspeitas

20 de Fevereiro de 2026 | 09h 39
Sesab confirma dois casos de Mpox na Bahia e investiga novas suspeitas
Foto: Mpox / Getty Images / Reprodução Ministério da Saúde

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, nesta quinta-feira (19), dois casos de Mpox na Bahia. Um dos registros ocorreu em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e o outro envolve um turista de Osasco que está em observação em Salvador.

Segundo a pasta, a paciente atendida no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) não reside no município e apresenta boa evolução clínica, permanecendo em isolamento. Já o turista paulista recebeu atendimento em uma unidade de saúde da capital baiana.

Além das duas confirmações, a Sesab informou que outros dois casos seguem sob investigação. Três notificações suspeitas foram descartadas após exames laboratoriais. A secretaria ressaltou ainda que os registros não têm relação com o período do Carnaval.

O QUE É A MPOX

A Mpox é uma infecção viral da mesma família da varíola. A transmissão ocorre, principalmente, pelo contato direto com lesões na pele de pessoas infectadas, além do compartilhamento de objetos pessoais ou contato com secreções. Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça, dores no corpo, cansaço e inchaço dos gânglios. As lesões cutâneas, que geralmente surgem no rosto e se espalham para mãos e pés, são o principal sinal da doença. O tratamento é voltado ao alívio dos sintomas e à prevenção de complicações, sendo necessário manter isolamento até a cicatrização completa das lesões, o que pode levar de duas a quatro semanas.

 

  



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje