Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, ter�a, 16 de setembro de 2025

Brasil

Brasil fecha Eliminatórias para a Copa do Mundo com pior campanha da história, apesar de conseguir classificação

10 de Setembro de 2025 | 11h 04
Brasil fecha Eliminatórias para a Copa do Mundo com pior campanha da história, apesar de conseguir classificação
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Mesmo com a classificação assegurada para a Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira encerrou sua participação nas Eliminatórias Sul-Americanas com o pior desempenho desde que o atual formato passou a ser adotado. Na noite desta terça-feira (9), o Brasil perdeu para a Bolívia por 1 a 0, em El Alto, pela 18ª rodada.

Com a derrota, a equipe, que começou a rodada na vice-liderança, caiu para o quinto lugar, permanecendo com 28 pontos. Foi ultrapassada pela Colômbia e pelo Uruguai, ambos com a mesma pontuação, mas em vantagem nos critérios de desempate. O Equador terminou em segundo, com 29 pontos, e a Argentina liderou de forma isolada, com 38.

No total, o Brasil disputou 18 jogos, somando oito vitórias, quatro empates e seis derrotas — aproveitamento de apenas 51%. Foram 24 gols marcados e 17 sofridos. Caso o formato antigo estivesse em vigor, a seleção precisaria disputar a repescagem. Porém, com a ampliação do número de classificados, seis seleções avançaram de forma direta ao Mundial de 2026, que será disputado no Canadá, Estados Unidos e México.

Durante o ciclo, a equipe passou por três treinadores. Após a saída de Tite na Copa de 2022, Fernando Diniz assumiu de forma interina até janeiro de 2024. Na sequência, Dorival Júnior comandou o time até março, quando foi demitido. Apenas em maio Carlo Ancelotti, então técnico do Real Madrid, assumiu de forma definitiva.

É a primeira vez que o Brasil soma menos de 30 pontos desde a adoção do formato de 10 seleções em 1996. O pior desempenho até então havia sido nas Eliminatórias para a Copa de 2002, quando o país acabou conquistando o pentacampeonato no Japão e na Coreia do Sul.

Apesar da campanha irregular, a Seleção Brasileira será cabeça de chave no sorteio da Copa do Mundo, marcado para o dia 5 de dezembro, às 13h (horário de Brasília), no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos.

 

  



Brasil LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje